Menu

Funções do DETRAN crescem a cada dia

O Departamento Nacional de Trânsito, popularmente conhecido apenas como DETRAN, é um órgão governamental responsável por tudo que engloba o trânsito, desde a parte que envolve os motoristas quanto a parte que envolve os veículos. O DETRAN é um órgão que atua divido entre seus distritos, neste caso em estados.

Em cada estado o DETRAN além de exercer basicamente a autoridade no trânsito, pode ter outros papéis dependendo das ordens designadas a ele pelo governo de cada estado. No Rio de Janeiro o Departamento Nacional de Trânsito regional, é conhecido como DETRAN-RS, e é um órgão governamental regulamentado pelo Sistema Nacional de Trânsito.

Clique aqui e tenha mais informações a respeito dos impostos veiculares do Rio Grande do Sul.

O DETRAN-RS é responsável principalmente por todo o cenário do trânsito do estado, sendo responsável principalmente pela seleção e exames relacionados a Carteira Nacional de Habilitação, recolhimento de multas e impostos, além do emplacamento de veículos. Uma importante responsabilidade do departamento do Rio de Janeiro é pela documentação da identificação civil da população, conhecido como RG e certidões de casamento e nascimento.

Entre os impostos, o DETRAN é responsável também pelo Seguro DPVAT 2021 RS, esse seguro é direcionado às vítimas de acidentes de trânsito, para cobrir suas despesas com médicos, e também em caso de invalidez permanente e óbito.

O DETRAN-RS conta em sua estrutura, com vários postos de atendimento a população sendo estes destinados tanto para a parte que envolve veículos e motoristas, como a parte da documentação da população. Para conhecer a sede do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro basta se encaminhar ao endereço Avenida Presidente Vargas, 817, térreo, acesso 6 e obter qualquer tipo de informação necessária referente aos serviços prestados pelo órgão.

Para poupar tempo e esforço de quem necessita usufruir dos serviços do DETRAN-RS o órgão possui um homepage que contém todas as informações necessárias para usar dos serviços do departamento, como consulta de multas, 2° vias de documentos, informações sobre a obtenção da CNH entre outros, para acessar basta entrar no site www.detran.rs.gov.br. Para entrar em contato pelo telefone basta ligar para um dos números gratuitamente 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042 todos com DDD 21, as centrais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 24h, e, aos sábados, das 8h às 18h.

Deixe um comentário