Menu

Começam hoje as inscrições para o SISU

O SISU é um dos maiores programas responsáveis por distribuir bolsas de estudo no país e os estudantes que vão participar do processo seletivo devem estar atentos ao edital, afinal, já começaram as inscrições para o SISU 2022. Leia o texto a seguir e saiba de tudo:

O que é o SISU?

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada e é um dos métodos de distribuição de vagas para o ensino superior ligado ao Exame Nacional do Ensino Médio.

O SISU é o responsável pelas bolsas da rede pública de ensino, enquanto que para a rede privada, o programa responsável é o Programa Universidade Para Todos (PROUNI).

O sistema funciona através de um site oficial, que abre vagas periodicamente após a divulgação das notas do Enem, assim os estudantes podem concorrer às bolsas.

O programa abre vagas duas vezes por ano, ao começo de cada semestre e para garantir vaga, o candidato precisa superar a nota de corte do curso selecionado, podendo optar por até duas opções de curso.

Quem pode se inscrever?

O primeiro requisito para participar das Inscrições SISU 2022 é ter realizado a última versão do Exame Nacional do Ensino Médio. Para a maioria dos programas que ofertam bolsas, como ocorre com as vagas FIES 2022, exigem a nota do Enem.

Além de participar do exame, os candidatos precisam possuir uma nota final superior a 450 pontos, precisam igualmente tirar uma nota superior a 0 na redação do Enem.

Os candidatos que desejam concorrer na modalidade de cota, precisam estar de acordo com os requisitos de sua categoria. Por exemplo, para o cotista da rede pública, é necessário ter concluído o ensino médio na rede pública ou na particular como bolsista integral.

Para candidatos que vão optar por cota racial, pode ser necessário comprovar a autodeclaração através de métodos oficiais, como certidão de nascimento.

Como se inscrever?

Como você conferiu, as inscrições do SISU começaram e para não perder a oportunidade de estudar nas melhores universidades públicas do país, você deve estar atento ao prazo limite para a inscrição.

No site oficial do SISU, faça login com seus dados pessoais e a sua nota do Enem será calculada automaticamente de acordo com o curso escolhido.

Como mencionado, o candidato pode escolher até dois cursos para concorrer. As modalidades de concorrência também são selecionadas no momento de inscrição.

Todos os dias, o sistema do SISU estará atualizando a nota de corte de cada curso, e é preciso que o participante esteja atento à mudança de nota para garantir a sua bolsa.

Continue lendo: Qual a renda mínima para participar de financiamento estudantil?

Deixe um comentário