www.esmeraldanoticias.com.br

Funcionários do Detran atuavam com quadrilha de clonagem de carros em Vitíria da Conquista

A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (Vitória da Conquista) recuperou cinco veículos roubados nestes últimos 15 dias, após deflagrada operação para apurar informações de que uma quadrilha, envolvendo ladrões de carros, corretores de venda, despachantes e servidores do Detran de São Paulo e da Ciretran  de Conquista, estaria licenciando carros ilegais. Uma pessoa ligada ao esquema, Edvan de Jesus Silva, fugitivo do Presídio Nilton Gonçalves, já teve a prisão preventiva solicitada à Justiça.

À frente das investigações, o titular da DRFR/Conquista, delegado Cleber Rocha Andrade, disse que os carros recuperados exibiam placas clonadas e os sinais identificadores dulterados. Segundo ele, depois das alterações nas placas e nos documentos, os veículos foram vendidos a terceiros como “pokemons” ou “alienados”. Todos os envolvidos foram autuados por receptação, delito com pena de reclusão de um a quatro anos de prisão.

Entre os carros apreendidos estavam um Fiat Strada cabine dupla, preto, placa EAC-2705, um Corsa Hatch, prata, placa JRD-7197, um Fiat Stilo, amarelo, placa IAD-0967, um Prisma, prata, placa EBM-3012 e um Peugeot Hoggar, cinza, placa ENY-6840, os dois últimos roubados em Conquista, este mês.

Segundo o delegado, os veículos foram adulterados em Conquista e os documentos apreendidos fazem parte de um lote extraviado do Detran de São Paulo. Corretores de veículos, todos já identificados, da localidade paulista de Pedra, são os responsáveis pela venda dos carros irregulares.

“Os dois assaltantes, que participam também do esquema, também foram identificados”, ressaltou, observando que “temos evidências de que a quadrilha tem atuação interestadual e conta com a participação de despachantes que atuam junto aos Detrans, uma vez que dados sigilosos de veículos regulares foram obtidos para o preenchimento dos documentos de licenciamento”.

Cléber Andrade afirmou ainda que houve, nos primeiros seis meses de 2011, uma redução de 50% no número de roubos de veículos na cidade,  comparado com o mesmo período de 2010. No seu entendimento, a melhora é resultado do trabalho contínuo e integrado desenvolvido pelas policias Civil, Militar, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, em Conquista.  “A população também pode colaborar conosco, denunciando anonimamente, por meio dos telefones (77) 3425-8318, do DRFR-VC, ou pelo 197, o disque denúncia da Policia Civil, aqui em Conquista”, lembrou.

Casa por carro

Flagrado com um revólver calibre 38, carregado, José Carleilton Almeida Castro, 34 anos, foi preso, na tarde desta quinta-feira (29), por investigadores das Delegacias Territoriais de Novo Triunfo e Antas, acusado de participar do assalto a um estabelecimento comercial no centro de Novo Triunfo, na última terça-feira (27).

O delegado Rodrigo Martins Albuquerque, titular da DT de Antas, informou que Carleilton responde a dois inquéritos por prática de receptação de carros roubados em Novo Triunfo. Com ele, foi apreendido um veículo Volkswagen, modelo Gol, cor preta, ano 2011, comprado em nome de Eliete de Jesus.

Ouvida pela polícia, Eliete informou que recebeu uma casa no valor de R$ 2 mil para emprestar o nome para a compra do veículo. Com um padrão modesto de vida, sequer sabe o nome do carro, que nem placa policial

possui,  ou o valor das prestações, as quais já se encontram com o pagamento vencido.

Com Carleilton, os policiais recuperaram também, no Povoado Rangel, em Antas, uma moto Honda CG, cor verde, utilizada no assalto ao estabelecimento comercial de Novo Triunfo. Outra moto, também Honda CG 125 Fan, furtada em julho de 2007, em São Paulo, foi recuperada com o criminoso, autuado por porte ilegal de arma e custodiado à disposição da Justiça.

 

Fonte: Portal de Noticias.net

Se você não quer virar notícia não deixe que o fato aconteça, acesse: www.esmeraldanoticias.com.br

Aqui a notícia em primeiro lugar e em tempo real.

 

 

Deixe uma Resposta

Imagens

Login | Desenvolvido por HNews themes